A loucura é a incapacidade de comunicar-se. Entre a loucura e a normalidade, que no fundo são a mesma coisa, existe um estado intermediário: chama-se ?ser diferente?. E as pessoas estavam cada vez com mais medo de ?ser diferentes?. No Japão, depois de ter pensado muito sobre a estatística que acabara de ler, me veio a idéia de escrever um livro sobre a minha própria experiência. Escrevi Veronika decide morrer na terceira pessoa, usando meu ego feminino, porque sabia que a minha experiência de internação não era o que interessava ? mas sim os riscos de ser diferente, e o horror de ser igual.
50 melhores citações:
- “Nada neste mundo acontece por acaso.”
- “Veronika sabia que a vida era uma questão de esperar sempre a hora certa de agir.”
- “Por mais absurdo que pareça, acho que foi sua época mais feliz: estava lutando por alguma coisa, sentia-se viva e capaz de reagir ao desafio que se colocava diante dela.”
- “Como julgar – num mundo onde se tenta sobreviver a qualquer custo – as pessoas que decidem morrer? Ninguém pode julgar. Cada um sabe a dimensão do próprio sofrimento, ou da ausência total de sentido de sua vida.”
- “Como as pessoas sempre tendem a ajudar as outras – só para se sentirem melhores do que realmente são.”
- “E ninguém saberá o que existe de solidão, de amargura, de renúncia atrás de toda a aparência de felicidade.”
- “É melhor aceitar a vida como ela é na realidade e não como eu imaginava que fosse.”
- “Um belo dia, chego á conclusão de que a vida é assim, não adianta, nada mudará. E me conformo.”
- “– Você não quer saber o seu estado?
- – Eu sei qual é – respondeu Veronika. – E não é o que você está vendo em meu corpo; é o que está acontecendo em minha alma.”
- “Durante toda a sua vida, Veronika percebera que um imenso número de pessoas que ela conhecia comentavam os horrores da vida alheia como se estivessem muito preocupadas em ajudar – mas, na verdade, se compraziam com o sofrimento dos outros, porque isso as fazia crer que eram felizes, a vida tinha sido generosa com elas. Ela detestava esse tipo de gente: não ia dar àquele rapaz nenhuma chance de se aproveitar do seu estado para ocultar as suas próprias frustrações.”
- “Quero continuar vivendo minha vida da maneira que sonho e não da maneira que os outros desejam.”
- “Jamais deixara se levar por provocações, aprendera desde cedo que era preciso manter o ar frio, distante, sempre que uma nova situação se apresentasse.”
- “Muito bem, aqui estou eu, com as horas literalmente contadas, dando importância aos comentários de gente que nunca vi e que em breve nunca mais verei. E eu sofro, me irrito, quero atacar e defender. Para que perder tempo com isso?”
- “Embora sabendo que o verdadeiro amor se modifica com o tempo, cresce e descobre novas maneiras de se expressar.”
- “Sua única saída foi afastar-se de tudo e de todos, tentar de todas as maneiras ser como era antes, obedecer ás ordens.”
- “Se eu tivesse uma escolha, se tivesse compreendido antes que meus dias eram iguais porque eu assim o desejava, talvez... Mas a resposta era sempre a mesma: Não há talvez, porque não há escolha. E a paz interior voltava, porque tudo estava determinado.”
- “Os médicos diziam que uma substância recém-descoberta, a serotonina, era uma das responsáveis pelo estado de espirito do ser humano. A falta de serotonina interferia na capacidade de concentrar-se no trabalho, dormir, comer e desfrutar dos momentos agradáveis da vida. Quando essa substância estava ausente, a pessoa sentia desesperança, pessimismo, sensação de inutilidade, cansaço exagerado, ansiedade, dificuldades para tomar decisões, e terminava mergulhando numa tristeza permanente, que a conduzia a uma apatia completa ao suicídio.”
- “Outros médicos, mais conservadores, alegavam que mudanças drásticas na vida de alguém – como troca de país, perda de um ente querido, divorcio, aumento de exigências no trabalho ou na família – eram responsáveis pela depressão. Alguns estudos modernos, baseados no número de internações no inverno e no verão, apontavam a falta de luz solar como um dos elementos causadores da depressão.”
- “O processo de crescimento de uma pessoa exige certo preço.”
- “Depressão – ás vezes provocada pelos motivos mais banais. Falta um elemento químico, a serotonina, em seu organismo.”
- “ – Eu sei, mas não tenho como explicar. Lembra-se da primeira pergunta que lhe fiz?
- - O que é um louco?
- - Exatamente. Desta vez vou lhe responder sem fábulas: a loucura é a incapacidade de comunicar suas ideias. Como se você estivesse num país estrangeiro, vendo tudo, entendendo o que se passa á sua volta, mas incapaz de se explicar e de ser ajudada, porque não entende a língua que falam ali.
- - Todos nós já sentimos isso.
- - Todos nós, de um jeito ou de outro, somos loucos.”
- “Olhando o céu, tinha uma indescritível sensação de bem-estar, como se o infinito do Universo mostrasse também sua própria eternidade.”
- “Por que certas pessoas tentam ir contra a ordem natural da vida, que é lutar para sobreviver de qualquer maneira?
- - Quando tomei os comprimidos, eu queria matar alguém que detestava. Não sabia que existiam, dentro de mim, outras Veronikas que eu saberia amar.
- - O que faz uma pessoa detestar a si mesma?
- - Talvez a convivência. Ou o eterno medo de estar errada, de não fazer o que os outros esperam.”
- “Por causa disso, nunca lhe sobraram forças para ser ela mesma – uma pessoa que, como todas as outras no mundo, necessitava dos outros para ser feliz. Mas os outros eram tão difíceis! Tinham reações imprevisíveis, viviam cercados de defesas, comportavam-se também como ela, mostrando indiferença a tudo. Quando chegava alguém mais aberto para a vida, ou o rejeitavam imediatamente, ou o faziam sofrer, considerando-o inferior e ingênuo.”
- “E podia sentir coisas que os seres humanos escondem de si mesmos – porque somos todos educados apenas para amar, aceitar, tentar descobrir uma saída, evitar o conflito. Veronika odiava tudo, mas odiava principalmente a maneira como conduzira sua vida – sem jamais descobrir as centenas de outros Veronikas, que habitavam dentro dela, e que eram interessantes, loucas, curiosas, corajosas, arriscadas.”
- “Veio de novo a sensação de que Infinito e Eternidade andavam de mãos dadas, e bastava comtemplar um deles – como o Universo sem limites – para notar a presença do outro, o Tempo que não termina nunca, que não passa, que permanece no Presente, onde estão todos os segredos da vida.”
- “Deixara seus sentimentos negativos, represados durante anos em sua alma, viessem finalmente á tona. Ela os tinha sentido, e agora não eram mais necessários – podiam partir.”
- “Quando estamos diante de outra pessoa e ela não diz nada, a situação torna-se irritante, tensa e insuportável.”
- “Sei que o mundo não reconhecerá agora meu esforço, disse para si mesmo, orgulhoso de ser incompreendido. Afinal, esse era o preço que os gênios precisavam pagar.”
- “É tudo o que todo mundo tem, e é sempre muito curto, embora alguns achem que possuem um passado, onde acumularam coisas, e um futuro, onde acumularão ainda mais.”
- “Os pensamentos vão voltar, mas procurem evita-los. Vocês têm duas escolhas: dominar a mente ou serem dominados por ela. Já viveram esta segunda alternativa: deixaram-se levar pelos medos, neuroses, insegurança, porque o homem tem essa tendência á autodestruição.”
- “Juventude é assim mesmo, estabelece os próprios limites sem perguntar se o corpo aguenta. E o corpo sempre aguenta.”
- “Mas o ser humano é assim, consolou-se. Substitui grande parte de suas emoções pelo medo.”
- “Devo convencer-me de que sou capaz de tomar minhas próprias decisões. Não posso ser empurrada para coisas que não escolhi.
- - Não podemos cometer muitos erros na vida – disse o advogado. – Menos um: aquele que nos destrói.”
- “ – Há tudo de errado. Porque, quando todos sonham e só alguns poucos realizam, o mundo inteiro sente-se covarde.”
- “ – Quem está certo é quem é mais forte. Nesse caso, paradoxalmente, os covardes são mais corajosos, conseguem impor suas ideias.”
- “As pessoas, diante de um psiquiatra, falavam mais abertamente do que diante de um padre – porque o médico não pode ameaçar com o inferno.”
- “Contar. Raramente fazer. Mesmo depois de vários anos de profissão, ele ainda se perguntava por que tanto medo de ser diferente.”
- “Deus estaria em cada instante, em cada grão de mostarda, no pedaço de nuvem que se mostra e se desfaz no momento seguinte. Deus estava ali e, mesmo assim, as pessoas acreditavam que era preciso continuar procurando, porque parecia simples demais aceitar que a vida é um ato de fé.”
- “Mas penso que tudo isso faz parte da vida, e o preço de enfrentar esses pequenos problemas é bem menor que o preço de não reconhecê-los como nossos.”
- “Cujos escritos podem ser resumidos em uma única palavra: “Vivam”. Se você viver, Deus viverá com você. Se você se recusar a correr riscos, Ele retornará ao distante Céu e será apenas um tema de especulação filosófica. Todo mundo sabe disso. Mas ninguém da o primeiro passo. Talvez por medo de ser chamado de louco.”
- “Não precisava dar explicações da sua vida a ninguém.”
- “Entretanto, há coisas na vida que, não importa de que lado às enxergamos, continuam sempre as mesmas, e valem para todo mundo. Como o amor, por exemplo.”
- “Todos nós vivemos em nosso próprio mundo. Mas, se você olhar para o céu estrelado, verá que todos esses mundos diferentes se combinam, formando constelações, sistemas solares e galáxias.”
- “É grave forçar-se a ser igual: provoca neuroses, psicoses, paranoias. É grave querer ser igual, porque isso é forçar a natureza, é ir contra as leis de Deus, que, em todos os bosques e florestas no mundo, não criou uma só folha igual á outra.”
- “Seja como a fonte que transborda e não como o tanque, que sempre contém a mesma água.”
- “Existem certos combates na vida que só têm dois resultados possíveis: ou nos destroem ou nos fazem mais fortes.”
- "A vida era uma questão de esperar sempre a hora certa para agir"
- "Dizia que não era nem feliz, nem infeliz e por isso não aguentava mais "
- "Cada um sabe a dimensão do próprio sofrimento, ou da ausência total do sentimento de sua vida."

Calebe Fernando Juchem, 16 anos, Gaúcho, doido por livros, filmes e séries. Sou sagitário, evangélico, odeio pessoas falsas, não sei mexer com html, amo verão, como o inverno, praia, viajar, tumblr, twitter, chuva como sol, branco como preto, musica gospel, estudar, dança, teatro e vôlei, gosto de dormir, gosto de estudar, mas não gosto de ir na escola, não tomo café mas tomo café com leite e amo inglês. SEJAM BEM-VINDOS ao universo das páginas literárias que você vai encontrar aqui! :). 
Eu estou tão doida para ler esse livro. Não li nada do Paulo Coelho ainda, mas já assisti ao filme, que posso dizer com toda certeza que é maravilhoso e se tornou um dos meus filmes favoritos!
ResponderExcluirTenho certeza de que não vou me arrepender de ler o livro e ele vai me levar à reflexões.
Encontrei esse aqui: http://portugues.free-ebooks.net/ebook/Veronika-Decide-Morrer
mas alguém sabe onde posso conseguir mais livros dele para baixar? Brigada!