segunda-feira, 28 de outubro de 2013

Livro: "Outsiders - Vidas sem Rumo - Susan E. Hinton"

A história acontece em New York, onde existem duas classes sociais completamente opostas: os socs (riquinhos do lado Oeste) e os greasers (os malandros do lado Leste). Ponyboy Curtis (o narrador da história) tem 14 anos e perdeu seus pais, por isso mora com seus irmãos Darry e Soda. Eles e seus amigos (Metido, Steve, Johnny e Dally) são greasers, e vivem em constantes brigas com os socs, até que algo muda completamente a vida de todos.

O narrador é Ponyboy Curtis, um menino de 14 anos que perdeu os pais e que mora com seus dois irmãos mais velhos, Sodapop e Darre. Seu melhor amigo Johnny e outros amigos do bairro (Two-Bit, Steve e Dallas) são greasers, que é o termo que define os garotos pobres, marginais. Todos eles vivem em eterno duelo com os socs, que são os garotos ricos, até que uma morte acontece e a vida dos dois grupos começa a mudar para sempre.

A história, que se passa no final da década de 60, mostra uma visão bem pessimista em relação ao destino dos greasers; a falta de estrutura familiar fatalmente conduz os meninos a um destino traçado de violência, morte, prisão ou, na melhor das hipóteses, trabalho pesado. Como um social chega a comentar, os greasers podem ganhar todas as brigas, mas no final eles serão sempre os perdedores, porque continuarão por baixo na vida. A salvação de Pony, além do amor de seus irmãos, é seu interesse por coisas como a arte e o pôr-do-sol. Em um momento com Johnny ele até cita um poema que resume o processo em que eles estão passando de perder a inocência e ter que entrar rapidamente para a maturidade: “Nothing gold can stay”.


Comentário: Eu tenho que dizer que eu AMEI esse livro. Desde o começo até o final ele te prende. Cada fato emocionante desencadeia outro, o que faz você acabar lendo o livro todo em um dia. Uma das coisas que me impressionou é que a autora escreveu esse livro com apenas 16 anos, e ele é incrivelmente bom. O final é daqueles que você lê várias vezes de tão incrível e bem bolado que é. A leitura é super fácil. Adorei e recomendo a todos. Eu o descobri, através de uma amiga, que encontrou esse livro na biblioteca da escola, e também amou muito! E eu não sabia que havia sido feito um filme sobre o livro, vou olhar e depois conto para vocês o que achei! ;)

Nenhum comentário:

Postar um comentário