sexta-feira, 11 de outubro de 2013

Livro: "A fascinante construção do EU" de Augusto Cury

Resenha do Livro" A Fascinante construção do EU"
CURY, Augusto. A fascinante construção do Eu. São Paulo: Planeta, 2011, 192 p.
Este é o primeiro livro de Augusto Cury que resenho, mas sempre apreciei a escrita dele, e já comprei muitos livros dele que estão na minha lista de leitura. Este minha professora me emprestou, então decidi ler. Um livro ótimo, que me fez refletir muuito! Que faz analisar como estão sendo nossas atitudes em nosso cotidiano. O livro nos mostra como podemos desenvolver uma mente saudável em meio a uma sociedade estressante. Gostei tanto desse livro, que pretendo ler o próximo "O Eu estressado: Mecanismos de Superação". 
Neste livro o autor tem a intenção de aprofundar com os seus leitores alguns conceitos. São abordados: a falta de preocupação que as pessoas têm com o Eu, como devemos treinar nossa mente para enfrentar os obstáculos da preocupação que as pessoas têm com o Eu, como devemos treinar nossa mente para enfrentar os obstáculos da vida, como podemos guardar coisas desagradáveis por toda a vida.

Apresenta os mistérios da memória, por que guardamos os momentos de tristeza, onde estão armazenadas as sensações de felicidade e como fazemos para preparar o Eu como gerente psíquico. Visa se auto educar e controlar nossos impulsos. 
Vale a pena ler e refletir sobre o tema para que possamos ter sucesso na vida sentimental, social e profissional, com certeza será mais difícil colocar em prática. Mais esse é o objetivo do autor eliminar os obstáculos da vida. Só assim teremos sucesso. A obra é cheia de pontos científicos onde à preocupação com os fatos ou se recorre a uma linguagem que ofereça a maior precisão possível. Essa obra é destinada ao grande público, pois tem com finalidade ajudar superar traumas.
Muitas pessoas desistem dos seus objetivos antes mesmo de tentar por achar difícil, impossível. Augusto Cury nos ensina o desenvolvimento de uma mente saudável, vencer os obstáculos da vida e a nos conhecer melhor.

Augusto Cury menciona em seu livro alguns conceitos com a seguinte definição:

INTELIGENCIA MULTIFOCAL- Uma teoria revolucionária sobre o funcionamento da mente humana, capaz de causar grande impacto na ciência estimulando a formação do homem como pensador e engenheiro de ideias.
GATILHO DA MEMÓRIA- É o fenômeno que faz com que cada estimulo sensorial ou psíquico seja um milésimo de segundo interpretado, sem ele ficar confuso.
FENÔMENO RAM-É quando a mente não consegue ver os obstáculos que se deparam por outro ângulo, eles serão registrados e arquivados de uma forma subdimensionada.
JANELA KILLER OU JANELA DUPLO P - Estão registradas emoções negativas ,traumas que bloqueiam o acesso a milhares de outras janelas que permitem construir ideias e pensamentos inteligentes.
MUC- Memória de uso contínuo ou central. São memórias existenciais adquiridas através das experiências vivenciadas assim com a ME.
ME- Memória existencial ou periférica. 
AUTOCOSCIÊNCIA- É a capacidade do próprio EU de se conhecer ter consciência de si mesmo, se identificar dar significado e relevância a si mesma.
RESILÊNCIA- É frequentemente atribuídas a processos que explicam superação de crises e adversidade sem um indivíduo, grupos e organização.
FLEXIBILIDADE- Capacidade para perceber, aceitar e entender opiniões ou posicionamento de outros.
ADAPTABILIDADE- característica do que é adaptável. Ajustar, adequar, Acomodar-se, conformar-se.


Augusto Jorge Cury é um psiquiatra, psicoterapeuta, escritor e cientista brasileiro. Nasceu em Colina, no interior de São Paulo em 2 de outubro de 1958.

Autor de vários livros de grande sucesso no Brasil, é um estudioso sobre as dinâmicas da emoção e da construção dos pensamentos.
Dirige a Academia da Inteligência no Brasil, um instituto de formação para psicólogos, educadores e outros profissionais. À sua atividade, alia ainda a participação em congressos e conferências em diversos pontos do mundo, onde os seus livros estão publicados.


Frases que gostei:

"Descobri que vale a pena viver a vida apesar dos vales de lágrimas e de frustações. O Eu deve decifrar os segredos de uma mente emocionalmente rica, saudável, criativa, inventiva....A existência deveria ser uma academia de inteligência para continuarmos sempre a nos construir... Educadores que conhecem minimamente as armadilhas do ato de pensar julgarão menos e compreenderão mais, serão mais ávidos em abraçar e mais lentos para rejeitar, investirão não apenas nos alunos que tirem as melhores notas, mas também nos que têm péssimo desempenho, saberão colocar limites para formar mentes livres, e não servos para obedecer ordens."
"A melhor maneira de reescrever o passado é reconstruir o presente. Nada mais triste do que ser refém da história e nada tão prazeroso quanto ser um construtor de um novo tempo" 

5 comentários:

  1. Alguém ai tem esse livro em PDF ? Se tiverem por favor em enviar : frankcgms@gmail.com.

    Grato.

    ResponderExcluir
  2. Oi adorei.. muito obrigado, amei a maneira que vc usou para descrever essa resenha...me fez se interessar pelo livro....mas vc já leu o livro reverso escrito pelo autor Darlei... se trata de um livro arrebatador...ele coloca em cheque os maiores dogmas religiosos de todos os tempos.....e ainda inverte de forma brutal as teorias cientificas usando dilemas fantásticos; Além de revelar verdades sobre Jesus jamais mencionados na história.....acesse o link da livraria cultura e digite reverso...a capa do livro é linda
    www.livrariacultura.com.br/scripts/resenha/resenha.asp?

    ResponderExcluir
  3. Gostaria de saber onde encontro o livro O EU Estressado. Se puder responder por e-mail: karina.okadi@hotmail.com
    obrigada

    ResponderExcluir
  4. Olá! Parabéns pela resenha. Eu li o livro, porém não gostei rsrsrs
    http://osviajantesdelivros2015.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. E e todos os outros livro do august cury no site: docero.com (obs: esse site eu utilizo e ja baixei pelo menos 4 livros, gratuitamente.)

    ResponderExcluir